Organizações Exponencias

Organizações Exponenciais

O termo organizações exponenciais ganhou grande repercussão a partir do livro homônimo escrito por Salim Ismail, um investidor anjo canadense e fundador/diretor executivo da Singularity Universty.

Exponential Organizations – why new organizations are ten times better, faster and cheaper than others se transformou em best-seller da Amazon e livro de cabeceira para os profissionais preocupados com o impacto das mudanças que a tecnologia trouxe para o ambiente corporativo em termos de aumento competitividade.

Neste artigo, você encontrará o resumo do livro organizações exponenciais. Continue acompanhando!

 

Definição de Organizações Exponenciais

Segundo o autor, uma organização exponencial (OE) é aquela cujo impacto no mercado e crescimento é desproporcionalmente grande, em geral 10x maior do que as demais empresas, através da adoção de novas tecnologias. Enquanto uma organização tradicional ou linear é restrita a recursos escassos, as organizações exponenciais multiplicam seu potencial através da abundância (leia o brilhante livro “Abundância” de Peter Diamandis).

Se por um lado a rede de hotéis Hyatt precisa construir novos hotéis para ter mais quartos, para assim poder crescer, por outro lado as novas empresas partem do princípio de que os recursos são abundantes e se utilizam exatamente disso para alavancar o seu crescimento.

O Airbnb utiliza a disponibilidade de quartos vagos em todo o mundo, com um inventário quase infinito e que se renova a todo momento, para alavancar seu negócio com o uso de tecnologia. Apesar de não possuir nenhum prédio construído o crescimento exponencial do Airbnb permitiu a sua avaliação de mercado em dezenas de bilhões de dólares.

Ray Kurzweil, um reconhecido inventor, futurista e pesquisador de novas tecnologias tem estudado este fenômeno por mais de 30 anos. Segundo ele, as organizações exponenciais foram potencializadas por 4 aspectos principais: a lei dos retornos acelerados, a velocidade da informação, o ciclo contínuo de crescimento e a trajetória exponencial.

Uma Organização Exponencial (ExO) é aquela cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado aos seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas

 

Lei dos retornos acelerados

A lei dos retornos acelerados diz que, a partir do crescimento da capacidade computacional, as empresas podem esperar cada vez mais retornos desproporcionais às suas iniciativas tecnológicas. Gordon Moore previu, em 1965, que a capacidade de processamento de um chip dobraria a cada 18 meses. A previsão tornou-se realidade e ganhou o nome de Lei de Moore, mostrando consistentemente o crescimento exponencial da capacidade computacional ocorrido ao longo dos anos.

Kurzweil também percebeu que a velocidade da informação também se beneficiava da lei dos retornos acelerados. Ou seja, à medida que o conhecimento sobre os mais diversos campos de pensamento se espalha, o volume de informação existente no mundo começa a dobrar quase que anualmente.

O crescimento exponencial da tecnologia e de modelos de negócios pode ser acompanhado em campos como inteligência artificial, robótica, impressão 3D e internet das coisas. Todas essas tecnologias são impulsionadas pela conectividade dos dispositivos. Hoje existem 8 bilhões de dispositivos/sensores conectados à internet.

A previsão é de que até 2020 sejam 50 bilhões e em 2030 impressionantes 1 trilhão de dispositivos conectados. Isto é, um crescimento exponencial de informações disponíveis e que serão utilizadas por organizações de pensamento exponencial.

 

O propósito transformador massivo (PTM)

De acordo com Salim Ismail o propósito transformador massivo, ou PTM, é parte de grande importância da organização exponencial, pois servirá como transformação cultural que guiará os colaboradores e comunidade a trabalhar para o crescimento da organização. Ou seja, é tão inspirador que cria uma comunidade de fãs e seguidores ao redor da organização. Veja três exemplos:

  • Google: “Organizar a informação do mundo”
  • Singularity University: “Impactar positivamente um bilhão de pessoas”
  • TED: “Criar ideias que merecem ser espalhadas”

 
Para Salim O PTM é o propósito maior e ambicioso da organização:

O Propósito Transformador Massivo não é uma declaração de missão, mas uma mudança cultural que move o ponto focal de uma equipe da política interna para o impacto externo. A maioria das grandes empresas contemporâneas está focada internamente e, muitas vezes, perde o contato com seu mercado e seus clientes.

Por definição, as OE’s pensam grande e têm objetivos audaciosos, entretanto sem o foco em uma tecnologia em si. Utilizam da tecnologia e dos recursos disponíveis para alavancar ativos e serviços, mas possuem um propósito que independe da tecnologia empregada.

 

Iniciando uma organização exponencial

Os passos necessários para montar uma organização exponencial são: (1) escolha um Propósito Transformacional Massivo; (2) crie comunidades associados ao seu Propósito Transformador Massivo ou junte-se a elas; (3) monte um time; (4) tenha uma ideia disruptiva; (5) crie uma apresentação visual (canvas) do seu modelo de negócios; (6) encontre um modelo de negócios; (7) construa seu produto mínimo viável, valide com seus clientes e trabalhe com ciclos de feedback rápidos dos usuários; (8) valide seu modelo de marketing e vendas; (9) escale suas ideias; (10) estabeleça a cultura; (11) avalie-se periodicamente e (12) crie uma plataforma, colete dados com sensores e encontre parceiros que queiram integrar-se a você.

Assista ao vídeo com o resumo do livro (by Pipelearn)

 
O planejamento estratégico e as práticas estabelecidas pela administração e marketing já não são mais suficientes para construir empresas. Funcionam apenas para a construção de negócios de crescimento linear e que dependem de recursos escassos e não escaláveis.

A metodologia da criação das organizações exponenciais propõe uma forma de alavancar crescimento a partir de uma nova forma de se pensar a utilização dos recursos.

Curtiu o artigo? Então deixa um comentário ou compartilha nas redes sociais!

Avatar

About the Author: Pedro César Tebaldi Gomes

Atua há 8 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 300 artigos sobre tecnologia durante esse período. Estuda ciência de dados, machine learning e estatística para atingir melhores resultados de negócios.

Deixe uma resposta

Organizações Exponenciais

tempo de leitura: 6 min